domingo, 7 de março de 2010

A paranóia da beleza inatingível

Na era do photoshop, padrão de beleza "ideal" é cada vez mais irreal, gerando insatisfação em quem o persegue. O padrão de beleza idealizado atualmente em revistas, campanhas publicitárias, televisão, nunca esteve tão distante do comum.
A ilusão provocada por essas imagens tem várias conseqüências negativas, gerando infelicidade naqueles que se sentem cada vez mais distantes do padrão e alimentam a perseguição desenfreada por este ideal de beleza. São vários os casos que deram errado: internações em spars milagrosos, cirurgias perigosas, mudança na rotina alimentar e até mesmo escassez total da alimentação.
As mulheres, por exemplo, nunca gastaram tanto com a beleza, um acréscimo de 13,5% em quatro anos na área de cosméticos, perfumaria e higiene. Recordista também são as cirurgias plásticas, foram 629 mil em 2008. Ainda assim as mulheres se encontram insatisfeitas, nove em cada dez mulheres querem mudar algo em sua aparência.
Quando tentamos banir nossas insatisfações as conseqüências podem ser desastrosas, pois ao invés de alcançar o corpo que desejamos podemos acabar deformadas. Sem mencionar as doenças que podemos adquirir como bulimia, anorexia, dislexia, entre outras, cada vez mais comuns. Outro mal cada vez mais freqüente é a síndrome de dismorfofobia, em que a pessoa tem a visão distorcida de sua imagem.
Sabemos que a vaidade é muito importante, porém não devemos exagerar. É preciso ter uma boa estrutura emocional para não nos deixarmos levar pelas propagandas enganosas. Nosso corpo é nosso templo, e nosso sucesso não deve ser associado a padrões físico, devemos ser acima de tudo inteligentes, o suficiente para não cair nessa roubada. Afinal não podemos ter alguns pneuzinhos? É muita paranóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário